MARKETING E PESQUISA DE MERCADO

Se você tiver algum artigo interessante sobre Marketing ou Pesquisa de Mercado e quiser participar conosco, mande um e-mail que teremos prazer em compartilhá-lo
gmc@grupomc.ppg.br


Não se esqueça de visitar, também, nosso site na Web (click abaixo)

http://www.grupomc.ppg.br/

Pequena e Média Empresa - Saiba como ter Vantagens Competitivas

Conheça a visão de mercado do GRUPO MC e como o Marketing / Pesquisa de Mercado é importante, principalmente para a Pequena e Média Empresa..... (clique no link abaixo)

A Importânica do Marketing e Pesquisa de Mercado para a Pequena e Média Empresa



LEMBRE-SE!

EM UM BLOG A COISA VAI DE TRÁS PRA FRENTE!
PARA O BOM ENTENDIMENTO DOS ARTIGOS, TENHA EM MENTE QUE AS MAIS NOVAS POSTAGENS ESTÃO EM CIMA.
CASO UM ARTIGO SEJA DIVIDIDO EM VÁRIAS POSTAGENS,
ELE COMEÇOU LÁ EMBAIXO!
BOA LEITURA!

O Marketing não veio de Marte - parte III

POR FAVOR - ESTE ARTIGO SOBRE MARKETING E PESQUISA DE MERCADO TEM 3 PARTES - PARA MAIOR COMPREENSÃO ROLE A TELA E COMECE A LER DA PARTE I OU USE O ÍNDICE - AI NO LADO DIREITO! >>> rssss
__________________________________________________
Endomarketin e Exomarketing


Não faz sentido você se preocupar tanto para tudo dar certo - lá fora no mercado - com seu consumidor, se não preocupar-se com seu público-interno: seus funcionários. Dai o "endo" (dentro / interior).

O "exomarketing" é a concepção clássica do marketing: "exo" (fora / exterior) - aplicação de todas as ações mercadológicas possíveis para otimizar a posição do seu produto e da sua imagem empresarial.

Muitas empresas tem um eficiente departamento de vendas (vendem muito!) - mas, não aplicam toda a maestria do marketing internamente. Se aplicassem: venderiam mais. A grande máxima das religiões: tenho que começar a ser um bom cristão em casa. E dar o exemplo.

Existem aqueles que interpretam o endomarketing como fidelização dos clientes já agregados e/ou da manutenção da imagem corporativa e, exomarketing, da captação de novos clientes e e/ou otimização da imagem.

Outras, chamam de 'departamento de marketing' os que, na realidade, não passam somente de 'departamento de vendas' ou 'propaganda'.

Pra terminar: não se pode falar de marketing sem lembrar o grande publicitário e mercadólogo (eu sou marketeiro, ele mercadólogo! rsss) Alex Periscinotto.

Décadas atrás, ele teve uma tarefa difícil - falar de marketing e pesquisa de mercado para uma platéia rigorosamente refratária ao assunto: bispos, padres e freiras da igreja católica.

Periscinotto foi capaz de prender a atenção daquela platéia por 2 horas - todos eles sem sequer respirar! Vou resumir, mesmo porque se pode fartamente encontrar na internet a íntegra da palestra.

Boquiabertos os bispos, padres e freiras ouviram que foram eles (a igreja católica) que inventaram o marketing e a pesquisa de mercado - mesmo antes da era medieval:

O primeiro produto bem trabalhado para venda: a fé.

A primeira promoção: a procissão religiosa - com estandartes, roupas especiais e bandeirolas.

O primeiro veículo de comunicação: o sino - atingia 80/90% dos moradores das aldeias - funcionando melhor que os arautos - que não passavam de mala-direta mixuruca!

O primeiro display: torre da igreja - destacando-se de todos os outros telhados baixos.

O primeiro logotipo: a cruz - sem necessidade de maiores explicações.

E, pasmem! O primeiro instituto de pesquisa de mercado: o confessionário - e mais eficiente - você pode mentir pro Ibope quando responde uma pesquisa, mas não ao padre, diz ele. Sem as confissões não se conhece o "consumidor" - não se faz nenhum texto publicitário (sermão)!

Verdade! Lembrei-me do famoso fado português: "...tudo isso existe, tudo isso é fato... Tudo isso é marketing". (desculpem a piadinha infame!)

Mas, por favor, tudo tem que ser verdadeiro... Senão, esqueça! Não adianta você gastar milhões em propagandas e nas várias ações de marketing se o seu produto não é o que o consumidor espera e sua empresa não o respeita. Como dizia minha avó: nada salva um produto marca-barbante!

É como no "marketing pessoal": você se veste bem, fala bem, é (aparentemente) educado, fluente, trata bem bem as pessoas (principalmente as influentes!)... Mas, se não tiver caráter - você com o tempo perde a credibilidade.


_________________

Bem, não tenho a pretensão de esgotar o assunto nestas poucas postagens, mesmo porque seria enfadonho (um antimarketing!). E com meu amigo, troquei de assunto e, pra relaxar, iniciamos uma conversa sobre futebol... Acabamos quase brigando! rsss

Quanto ao marketing.... Continuamos a discuti-lo.

Ufa...

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns!

Embora sabendo o que é eu tinha muitas dúvidas sobre o marketing.

Valeu. Foi muito instrutivo. Continue publicando mais idéias sérias.

Tem como eu ser avisado sobre novos artigos????

Anônimo disse...

Ah... Ia esquecendo...

Gostaria de saber sua opinião sobre o MMN ou marketing de relacionamento....

Obrigado.

Marco Antonio - SP

Anônimo disse...

Muito legal. Transmitiu bem a ideia que o marketing é feito de pedacinhos! Gostei.

Um abraço

Angelo Weizler - Rio de Janeiro