Marketing Mix
Falávamos das atitudes “durante”, pois bem....
A propaganda - vital para dizer: eu existo. Divulgar seus atributos positivos, mostrar que atende (melhor que a concorrência) as necessidades e anseios daqule que compra o produto ou usa o serviço.
Uma media que tem ganho muito espaço nos nossos tempos é a Internet. Sabe aqueles banners e pop-ups que tanto nos irrita? Pois é.... Sem falar nas malas-diretas - os enfurecedores spams. Vale colocar minha posição sobre eles: antimarketing! Se você deseja que seu produto ou o nome da empresa entrem para a "lista da inquisição" do consumidor - faça isso. Muitos têm usado o termo "web-marketing" ou "net-marketing".
A publicidade - geralmente "propaganda" não-paga. Faz com que a imagem da sua empresa e do seu produto se torne consolidada no mercado. Provoca, além da propaganda, um forte "mind / recall" no consumidor (em outras palavras: lembrança presente
Os RP's (relações públicas) são especialistas em "cavar" um espaçozinho grátis nos canais de comunicação. Artigos, por exemplo, falando de uma tecnologia e citando a opinião de algum empresário, diretor, CEO, etc.
O merchandising - geralmente a maneira de você propagar / anunciar seu produto no ponto de venda (um cartaz ou layout no supermercado, por exemplo). Quando vemos uma garrafa de cerveja aparecer "sutilmente (!)" na mesa de um cenário de novela – (claro que conseguimos ler a marca no rótulo) - merchandising eletrônico!
Existe, aliás, um tipo de merchandising mais sutil, que funciona como uma propaganda disfarçada: as tais subliminares. Já ouvi falar de sessões de cinema, onde a telinha passava um quadro/fotograma tão rápido qie o espectador não tomava consciência dele, mas que alcançava um efeito desejado (ficando "lá dentro da cabeça").
Comum nas novelas, os personagens fazerem alguma citação, usar um bordão, uma simples frase que - subliminarmente - lhe conectam a um produto
Um outro exemplo muito curioso - aliás uma experimentação realizada por "não lembro/sei quem": durante a exibição de um filme, faziam com que pelos dutos do ar condicionado saísse um cheirinho gostoso de pipoca. As vendas de pipocas na saida do cinema cresceram 400%!
Outro exemplo que anda circulando pela Net: querem tanto um terceiro mandato para o atual e já reeleito presidente que muitos órgãos oficiais estão nos inundando - pobres pagadores de impostos - com o número "3". Tipo: "3 razões para... [entram com alguma coisa que não tem nadica de nada com reeleição] .... e coisas quetais.
Daí, a compreensível discussão sobre o que é ético e o que não é - no marketing e pesquisa de mercado - tendo um papel preponderante o CONAR - Conselho Nacional de Auto-regulamentação Publicitária . Aliás, ética na pesquisa de mercado será um excelente tema para futura postagem.
Não devemos confundir "merchandising eletrônico" com a comercialização na internet. Tanto é que usam corretamente o termo "e-commerce" - para comercialização e venda de produtos e/ou serviços.
Na escola aprendemos o composto de marketing / marketing mix, também conhecido como os 4P's - que engloba: Produto, Preço, Ponto de venda e Promoção.
A distribuição - é clara a percepção da sua relevância. Imagine o leite não chegar fresquinho até você (sem soda ou água oxigenada!). Ou para o vendedor, custar tanto para chegar até você que não lhe deixe lucro.
Embora a logística seja uma área que, geralmente, está mais ligada à administração, finanças, etc. ela é tão importante para o marketing que sempre deve estar presente nas diversas análises. Muito relevante em projetos de Planejamento Estratégico e Consultoria de Marketing conduzidos pelas empresas de consultoria - projetos que envolvam uma visão ampliada de escopo.
Vendas - é necessário termos uma equipe treinada e eficiente, conhecendo, não somente o produto, mas, essencialmente o comprador.
Com o advento da telefonia e, nos tempos modernos (ai! Chaplin! rss) da incrível internet, chegaram os "televendas" (passivo - espera pela ligação, ou ativo - sempre te ligam na hora da janta!). Agora, por favor, não chamem de "telemarketing" - já deu pra perceber que é impossível realizar por telefone todas aquelas ações que definem o marketing!
Lembro-me que nos anos 70/80 já comecei a usar os termos "exomarketing" e "endomarketing".
Que bicho é esse? Rsss Isso explico na próxima. (cont. parte III)
Falávamos das atitudes “durante”, pois bem....
A propaganda - vital para dizer: eu existo. Divulgar seus atributos positivos, mostrar que atende (melhor que a concorrência) as necessidades e anseios daqule que compra o produto ou usa o serviço.
Uma media que tem ganho muito espaço nos nossos tempos é a Internet. Sabe aqueles banners e pop-ups que tanto nos irrita? Pois é.... Sem falar nas malas-diretas - os enfurecedores spams. Vale colocar minha posição sobre eles: antimarketing! Se você deseja que seu produto ou o nome da empresa entrem para a "lista da inquisição" do consumidor - faça isso. Muitos têm usado o termo "web-marketing" ou "net-marketing".
A publicidade - geralmente "propaganda" não-paga. Faz com que a imagem da sua empresa e do seu produto se torne consolidada no mercado. Provoca, além da propaganda, um forte "mind / recall" no consumidor (em outras palavras: lembrança presente
Os RP's (relações públicas) são especialistas em "cavar" um espaçozinho grátis nos canais de comunicação. Artigos, por exemplo, falando de uma tecnologia e citando a opinião de algum empresário, diretor, CEO, etc.
O merchandising - geralmente a maneira de você propagar / anunciar seu produto no ponto de venda (um cartaz ou layout no supermercado, por exemplo). Quando vemos uma garrafa de cerveja aparecer "sutilmente (!)" na mesa de um cenário de novela – (claro que conseguimos ler a marca no rótulo) - merchandising eletrônico!
Existe, aliás, um tipo de merchandising mais sutil, que funciona como uma propaganda disfarçada: as tais subliminares. Já ouvi falar de sessões de cinema, onde a telinha passava um quadro/fotograma tão rápido qie o espectador não tomava consciência dele, mas que alcançava um efeito desejado (ficando "lá dentro da cabeça").
Comum nas novelas, os personagens fazerem alguma citação, usar um bordão, uma simples frase que - subliminarmente - lhe conectam a um produto
Um outro exemplo muito curioso - aliás uma experimentação realizada por "não lembro/sei quem": durante a exibição de um filme, faziam com que pelos dutos do ar condicionado saísse um cheirinho gostoso de pipoca. As vendas de pipocas na saida do cinema cresceram 400%!
Outro exemplo que anda circulando pela Net: querem tanto um terceiro mandato para o atual e já reeleito presidente que muitos órgãos oficiais estão nos inundando - pobres pagadores de impostos - com o número "3". Tipo: "3 razões para... [entram com alguma coisa que não tem nadica de nada com reeleição] .... e coisas quetais.
Daí, a compreensível discussão sobre o que é ético e o que não é - no marketing e pesquisa de mercado - tendo um papel preponderante o CONAR - Conselho Nacional de Auto-regulamentação Publicitária . Aliás, ética na pesquisa de mercado será um excelente tema para futura postagem.
Não devemos confundir "merchandising eletrônico" com a comercialização na internet. Tanto é que usam corretamente o termo "e-commerce" - para comercialização e venda de produtos e/ou serviços.
Na escola aprendemos o composto de marketing / marketing mix, também conhecido como os 4P's - que engloba: Produto, Preço, Ponto de venda e Promoção.
A distribuição - é clara a percepção da sua relevância. Imagine o leite não chegar fresquinho até você (sem soda ou água oxigenada!). Ou para o vendedor, custar tanto para chegar até você que não lhe deixe lucro.
Embora a logística seja uma área que, geralmente, está mais ligada à administração, finanças, etc. ela é tão importante para o marketing que sempre deve estar presente nas diversas análises. Muito relevante em projetos de Planejamento Estratégico e Consultoria de Marketing conduzidos pelas empresas de consultoria - projetos que envolvam uma visão ampliada de escopo.
Vendas - é necessário termos uma equipe treinada e eficiente, conhecendo, não somente o produto, mas, essencialmente o comprador.
Com o advento da telefonia e, nos tempos modernos (ai! Chaplin! rss) da incrível internet, chegaram os "televendas" (passivo - espera pela ligação, ou ativo - sempre te ligam na hora da janta!). Agora, por favor, não chamem de "telemarketing" - já deu pra perceber que é impossível realizar por telefone todas aquelas ações que definem o marketing!
Lembro-me que nos anos 70/80 já comecei a usar os termos "exomarketing" e "endomarketing".
Que bicho é esse? Rsss Isso explico na próxima. (cont. parte III)
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