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O Marketing não veio de marte - parte I

Esses dias um amigo - que não é da área - me perguntou várias coisas envolvendo o termo "marketing". Principalmente, o que eu achava do cada vez mais divulgado "telemarketing" (vote na enquete do lado direito da sua tela).

Como profissional da área, meus ouvidos se acostumaram ao termo "marketing" – ele já faz parte do meu "sistema nervoso autônomo"! Já imaginou se tivéssemos de enviar comando ao corpo cada vez que respiramos, fazemos a digestão, cada batida do coração.... Pois é - tudo isso é comandado automaticamente pelo sistema autônomo.

Tentando não usar palavras rebuscadas e neologismos - que nós "marketeiros" adoramos - tentei esboçar uma idéia completa.

Primordialmente, aprendemos que "marketing" - (e não os aportuguesados "mercadologia" ou "mercancia" - por faltar "largura de banda" rsss) - é um conjunto de filosofias, atitudes, ações, atividades, operações, estratégias, técnicas, etc. empregado desde a concepção / criação do produto ou serviço, viabilização da sua produção / existência, distribuição, comunicação, venda, manutenção no mercado - até sua destruição completa.

Ele (quase) entendeu tudo. Admirou-se, porém, que eu tenha incluído o termo "destruição".

Ora, hoje em dia é mais fácil explicar: eu devo saber o que a "destruição" do meu produto provoca no consumidor, estudar seu ciclo de vida, e, conseqüentemente, sua substituição. Muito importante nos dias de hoje enfocar sempre o "politicamente correto" - mais ainda, a preservação do meio ambiente - haja vista a implementação da ISO 14000. Mesmo o produto tendo sido sucatado, o consumidor precisa de atenção e respeito. Esclarecendo suas dúvidas sobre o uso incorreto, assistência técnica e promoções sobre troca do usado por um novo -citando alguns exemplos.

Lembro que, atualmente, usar o "marketing social" é de extrema importância - ou seja, determinar as necessidades e interesses dos consumidores, de forma a melhorar o bem-estar de seus clientes e da sociedade.

Isso quer dizer que o marketing começa antes do produto e se perpetua mesmo após seu desaparecimento físico.

Por que antes do produto? Porque sem seu "marketing pessoal" e "de relacionamento" seria impossível você conceber a idéia da criação do produto ou serviço.

Por que depois do produto? Porque sem a pesquisa de marketing - envolvendo a inteligência de marketing, estudo de dados primários e secundários, estudos de opinião e imagem, das necessidades presentes e futuras dos consumidores - sua empresa iria a falência! Sem lançamentos de novidades ou aprimoramentos que atendam seu público-alvo - cada vez mais exigente - você seria o melhor exemplo do Titanic!

Por que durante?.... Ah-ha! Ai vem a melhor parte - e mais fácil de explicar na próxima postagem. (cont. parte II)

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