Obrigado ao Marco Antonio pelos elogios. E algumas considerações sobre sua sugestão....
MMN - Marketing de Relacionamento - ou Marketing Multinivel - ou Marketing de Rede - são aquelas empresas que pagam comissões para quem cadastra mais compradores. Vendem a idéia de colocar outras pessoas pra trabalhar por você e gerar dinheiro fácil. Já ouvi chamarem de "pirâmides".
Os produtos são os mais variados: comésticos, vitaminas, produtos para emagrecimento, livros, potes de plástico, etc. Alguns se dizem até milagrosos, curando câncer e outras doenças.
Pesquisei na net e encontrei esse magnífico relato (embora um pouco antigo - de 2005) - e hoje em dia notícias com mais de 1 semana já são trogloditas! rsss Mas, este continua válido. Por sinal, mando meus parabéns ao Helder Barboza. Não o conheço, mas gostaria. A maneira dele escrever me agrada.
http://www.moedacorrente.com.br/wp/arquivo/sobrevivi-ao-mmn/
Acredito que o artigo deste autor resuma bem a idéia de maneira prática - mormente por se tratar da sua própria experiência com o assunto.
Acredite: essas empresas ganham muito dinheiro. Por uma simples razão - mesmo o autor referenciado no artigo acima, disse que, depois de certo tempo, ele mesmo desistiu de determinado MMN. Ora, ele pode ter desistido, mas com certeza alguns que ele incluiu no "roll" da coisa continuaram gerando vendas.
Temos, também, que considerar que pelo forte apelo publicitário destas empresas, a cada dia novos e novos membros são adicionados, mantendo, com isso, uma base bastante volumosa.
Sabemos da máxima - ganhar por escala. Por exemplo, se a cada dia 10 desistem, outros 100 estão entrando. Muitos iludidos, passando por uma verdadeira lavagem cerebral. Outros, sabedores dos riscos e vantagens do sistema.
Como bem disse o Helder, depende de você analisar, refletir, pesar os prós e contras.
Como ele, eu também não sou nem contra, nem a favor do MMN. Contudo, acredito que suas táticas e estratégias passam um "pouquinho" da conta do que é aceitável. Matraqueiam tanto sobre uma frase ou idéia que você acaba engolindo como verdade. A verborragia (logorréia) daqueles que gerem estas empresas, sem dúvida, influencia os menos avisados ou inocentes!
No fundo me pergunto: será que tomar um determinado milkshake vai me fazer emagrecer realmente?... Você acredita nisso? Agora, se na verdade este milkshake não passa de um suplemento alimentar e é vendido como "emagrecedor" - isso não é ético. Aliás, é enganador.
Deixo de almoçar e tomo o milkshake. Deixo de jantar e tomo o milkshake! Ora bolas! Preciso falar mais alguma coisa?....
Tem aquela piadinha inocente: inventaram uma pílula que mata a sede. Só tem um inconveniente... Ela tem que ser tomada com 5 copos d'água!!!!
Voltamos ao assunto oportunamente....