MARKETING E PESQUISA DE MERCADO

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PESQUISA DE MERCADO E ÉTICA

PESQUISA DE MERCADO E ÉTICA - AMOSTRAGEM

ÉTICA - muito discutida - não somente aplicada na Pesquisa de Mercado e Marketing, mas em todos os assuntos do nosso dia-a-dia. Quanto a isso não temos dúvida. Onde ela é mais importante? Em tudo.

Todos "sentimos" a importância da credibilidade - seja da imagem empresarial, do conteúdo das mensagens publicitárias, da maneira honesta de se atuar no mercado, e, principalmente, da nossa própria.

Para não complicar a coisa, lembro que um mestre professava: se você precisa de explicações para entender a ética, você não a tem. Ou pelo menos não a percebe. Por que ética é uma questão de juízo (creio no sentido de razão).

O perigo está na parte: você não a percebe! Ou seja, você é ético, mas inocentemente se deixa levar por coisas que, ou por sua percepção ou sua inocência, não chegam a você. Isto é o mais perigoso - estrategicamente falando.

Dai a importância do BENCHMARKING - que voltaremos a falar nas seguintes postagens. No fundo quer dizer: TENHA UM REFERENCIAL!

Mas. vamos deixar as divagações de lado e citar exemplos práticos.

Uma das aulas que mais me recordo dos tempos de acadêmico, não incutiu muitos malabares da estatísticas.... Mas, me despertou pra perceber as coisas que não são percebidas. Isso é muito importante. E muito difícil...

O professor, naquele dia, dividiu a classe em duas turmas - ele adorava isso - e fazia com um sorriso nos lábios quase beirando o desvario! - ('fessor - se ler isso - releve por favor!!! rsss)

Em tom sempre muito solene e sério distribuiu o trabalho para os da direita e para os da esquerda (sem conotações políticas! rssss).

Disse com voz gutural: "não quero que vocês manipulem a verdade ou a mentira sobre estatísticas. Quero um veredicto sobranceiro sobre todas as coisas."

Todos rimos quando do fundo da sala o Paulão grunhiu: "vichiiii.... do jeito que ele falou a prova vai ser...." - por respeito a vocês não complemento a frase dele! rsss

Naquele tom formal que lhe era peculiar - sempre usava um paletó xadrez muito clássico, gravata fina que não combinava "naquela moda", começou a explicar a prova. Seu jeito antigo, porém, trazia a certeza de quem havia vivido muito e, conseqüentemente, sabia muito.

Expôs o problema:

Para cada turma temos a mesma coisa. Uma amostragem aplicada a quinhentos respondentes com uma simples pergunta dicotômica (duas respostas): "você é a favor ou contra o aborto?".

Entregava, então, às duas turmas (da esquerda e da direita) alguns papéis e tabelas - na realidade a tabulação de dados e o relatório final. Fazia acompanhar todos os questionários respondidos para que se verificasse o acurado no relatório.

Pedia: "quero que vocês ratifiquem ou não os resultados que estão expostos no relatório. Se não - explicitem as razões de maneira clara e objetiva."

Não preciso descrever o silêncio que se fez na sala... Até o Paulão gelou!...Nem brincou - como era de costume.

As duas turmas começaram a trabalhar com toda aquela parafernália pesquisofóbica!!!

No final, perceberam que a coisa era muito simples. Os resultados estavam de acordo com o exposto.

Foi então, chamada a turma da ESQUERDA....

Discutiram alguns aspectos interessantes - mas que aqui não vem ao caso... Disseram que corroboram o relatório que apontava 99% CONTRA o aborto. A tabulação tinha sido feito de acordo com as normas apontadas; foram todos os questionários checados, os dados reexaminados, etc....

Ai veio a turma da DIREITA:

Discutiram alguns aspectos interessantes - mas também não ao caso... Disseram que corroboram o relatório que apontava 99% A FAVOR do aborto. A tabulação tinha sido feito de acordo com as normas apontadas; foram todos os questionários checados, os dados reexaminados, etc....

O Professor deu seus parabéns às duas turmas. Sorrio. Elogiou o esforço de todos.

Mas, perguntou: vocês podem me explicar a contradição???? Se as pesquisas estão acuradas, certas, precisas, como pode 99% estarem contra o aborto na turma da ESQUERDA e 99% estarem a favor na turma da DIREITA????

A coisa era tão evidente.... Como ninguém "se tocou"?? Vocês já ouviram um silêncio sepulcral? Pois é... Dava dó! Gente olhando pra cara de outra gente pedindo um socorro... Uma resposta....

Eu só não gostava daquele sorriso no 'fessor! Naquela altura era mais do que conseguíamos ver nos desenhos animados! Era terrível.

Então ele explicou:

Vocês estão de parabéns pelo exposto individual. As duas turmas fizeram um bom trabalho. Analisaram todo material e comprovaram a veracidade de informações. As duas estão certas.

Mas, na verdade o que eu fiz:

Foram aplicados 1.000 questionários. O assunto do aborto é muito controverso. 50% são a favor e 50% são contra.

Eu simplesmente separei os 50% que são a favor (500 questionários) e dei a turma da direita - os 50% que são contra (quinhentos questionários) dei a turma da esquerda.Só troquei alguns questionários daqui pra lá pra não dar 100% em nenhuma das amostras.

Quero lembrar - disse ele - que isso é somente uma aula - e vamos discutí-la futuramente quando falarmos de ética e responsabilidade do homem de marketing. Principalmente, como o mercadólogo (ele era pomposo - leia-se: diretor ou gerente de marketing, assistente de marketing, pesquisador, etc..) deve interpretar os resultados de uma pesquisa.

Se ele não tiver uma referência - benchmarking - ele está fadado a acreditar em besteiras verdadeiras e incredibile dictu (ele adorava, também, expressões latinas)!!!!

Ufa... desculpem, mas foi difícil resumir essa....

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom seus artigos, estou gostando demais. Te mandei um e-mail com algumas duvidas, se pudert me ajudar agreadeço bastante.

Um abraço,

Júlio Castro de Oliveira